Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
29 de abril de 2018

Assembleias Ordinária e Extraordinária reúnem mais de 600 irmãos em Porto Alegre

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul retomou neste sábado, 28 de abril, a realização de assembleias ritualísticas, recebendo uma adesão maciça dos irmãos de toda a Jurisdição. Foram realizadas nas dependências do Lindoia Tênis Clube, em Porto Alegre, a 154º Assembleia Geral Ordinária e a 155ª Assembleia Geral Extraordinária. Mais de 600 irmãos compareceram, representando 170 lojas. As Assembleias ocorreram ritualisticamente no Grau de Mestre, em templo sagrado temporariamente para essa finalidade. 
O Eminente Grão-Mestre Adjunto, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, abriu os trabalhos às 8h30min e, na sequência, o cerimonial, por instrução da Grande Loja, fez a entrada das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da GLMERGS, bem como do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, e dos ex-Grão-Mestres Paulo Roberto Pithan Flores, Walnyr Goulart Jacques, Rui Stragliotto, Gilberto Moreira Mussi e José Wohlgemuth Koelzer Neto. O Grão-Mestre passou, então, a conduzir os trabalhos, acompanhado do Grão-Mestre Adjunto e dos demais integrantes da Grande Administração. 
Na 154ª Assembleia Geral Ordinária foram apresentados e votados temas administrativos, tanto da Grande Loja como das Lojas. Entre os assuntos principais, a aprovação das contas de 2017 da GLMERGS, a eleição dos membros titulares e suplentes do Grande Conselho de ex-Veneráveis Mestres ou Mestres Instalados e do Grande Conselho Fiscal, e a participação dos Veneráveis Mestres das Lojas no espaço Voz das Lojas. O trabalho estendeu-se até o meio-dia. 
Após o intervalo do almoço, às 13h30min, teve início a 155ª Assembleia Geral Extraordinária, onde a pauta foi a análise e a votação da Proposta de Reforma Constitucional, com a participação de diversos Irmãos no debate de cada um dos 27 itens, dos quais 25 foram aprovados em primeiro turno. 
As duas Assembleias transcorreram num ambiente de harmonia e união, com todos focados no trabalho profícuo para o futuro da Grande Loja e das Lojas Jurisdicionadas. "A energia foi muito positiva e, mesmo sendo em um sábado de começo de feriadão para muita gente, tivemos ampla participação dos irmãos, o que nos deixa muito felizes e cada vez mais motivados", avaliou o Sereníssimo Grão-Mestre. O trabalho contou, ainda, com o apoio de um grupo de colaboradores da Grande Loja, que auxiliaram na recepção e credenciamento dos participantes, além de prestar apoio às necessidades que surgiram ao longo do dia. 
A 156ª Assembleia Geral Ordinária será realizada nos dias 29 e 30 de junho próximo, no Esporte Clube Serrano, em Canela.