Grande Loja Maçônica do Estado do RS

11/08/2017

VIGILANTE ONLINE

Palavra do Grão-Mestre - Fé no futuro

O continente sul americano vem atravessando um período que exige atenção, prudência e muito discernimento. Vários países, entre eles o Brasil, passam por grandes dificuldades, especialmente nas áreas política e econômica, o que se reflete de forma negativa na vida da população. O caso mais grave, sem dúvida, é o da Venezuela, à beira do caos social e do risco de um conflito amado.
O que nos leva a refletir neste momento é como alguns países de uma mesma região, quase todos falando a mesma língua, têm tantas diferenças e distâncias, embora estejam tão próximos. Por exemplo: Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai, cada um com suas características, vivem situações bem mais arejadas política e economicamente, sem sobressaltos para sua população.
Obviamente as nações envolvidas em dificuldades, como a nossa, têm suas razões, afinal nada acontece por acaso. No nosso exemplo, corrupção, má gestão dos recursos públicos, polarização política, desinteresse da população e outros fatores motivaram a situação em nos encontramos.
Jeitinhos, maracutaias, dribles no bom senso e tantos outros atos negativos só servirão para apodrecer ainda mais o tecido social brasileiro. O desenvolvimento econômico e social só será retomado a partir do momento em que nos convencermos da necessidade de agir com consciência cívica, numa lógica racional, no âmbito da luz do conhecimento e da sabedoria. 
Nossos valores e princípios maçônicos devem nos levar a pensar com otimismo. Os maçons vivem com alegria no coração. A alegria de ajudar, de contribuir, de construir. É essa alegria que deve estar presente no dia a dia de cada um de nós, fazendo com que impregnemos nas mentes e nos corações de quem nos cerca a crença e a fé de que com trabalho, estudo e resiliência teremos muitos dias de sol brilhando no futuro.
Todos os Irmãos devem imbuir-se dessa missão. O povo brasileiro não é um povo que se sujeita a viver sem perspectiva. Somos parte desse povo! Aproveitemos o Dia do Maçom, em 20 de agosto, para fazer essa fundamental reflexão e partirmos para a ação, levando uma palavra de luz e esperança a quem quer que seja, principalmente aos mais necessitados de conhecimento, razão e consciência. 








inove4web