Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
19 de setembro de 2024

Maçonaria abre a Semana Farroupilha celebrando a união das potências

As três potências maçônicas se reuniram no dia 17 de setembro para um momento histórico. Nesse dia foi celebrada a abertura oficial da Semana Farroupilha, em um evento no Monumento à Paz - Monumento aos Maçons Republicanos e Imperiais, em Porto Alegre. A presença das três potências regulares do Rio Grande do Sul reforça a união da Maçonaria no estado.
Organizado pela Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul (MURGS), o encontro contou com a participação do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (GORGS), Irmão Celito Cristofoli, e do Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Rio Grande do Sul (GOB-RS), Irmão Marco Aronne de Abreu.
O local escolhido para a abertura da Semana Farroupilha, o Monumento à Paz - Monumento aos Maçons Republicanos e Imperiais, carrega um profundo simbolismo, sendo um dos berços do início da Revolução Farroupilha. A revitalização recente do monumento, realizada pelas gestões do GOB-RS, GORGS e GLMERGS, destaca o compromisso das três potências com a preservação do patrimônio histórico e cultural do estado, além de ressaltar a importância da Maçonaria na construção da história gaúcha.
O evento, considerado um sucesso, contou também com a presença maciça de maçons, familiares e autoridades civis. Em suas manifestações os Grão-Mestres ressaltaram a importância da união maçônica e seu papel na construção de um futuro mais justo e fraterno para o Rio Grande do Sul. O Grão-Mestre João Batista destacou os ideais de justiça e liberdade “presentes nos nossos corações e na força de um povo forte e determinado”.
A cerimônia reforça a relevância das três potências na promoção de valores fundamentais da sociedade. Com a união e o trabalho conjunto do GOB-RS, GORGS e GLMERGS, a Maçonaria gaúcha segue fortalecida, mostrando que é possível construir uma sociedade mais justa e solidária, pautada nos ideais maçônicos.