Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
21 de março de 2024

Loja Kurt Max Hauser recebe Venerável Mestre de Loja da Grande Loja Unida da Inglaterra

A A∴R∴L∴S∴ Kurt Max Hauser Nº 244, Oriente de Osório, que pratica o Rito Schröder, realizou no dia 19 de março uma sessão muito especial, em que recepcionou o Irmão Rafael Piamolini, gaúcho que reside em Londres há vários anos e atualmente é o V∴M∴ da Rye Lodge 2272, que se reúne na sede da Grande Loja Unida da Inglaterra (GLUI).

A sessão foi presidida pelo V∴M∴ Ruben Charles Contreras e contou com a presença do Grande Secretário das Relações Exteriores da GLMERGS, Resp∴ Irmão Thiago Rijo Dias da Costa, do V∴M∴ da A∴R∴L∴S∴ Artífices do Templo Nº 281, Irmão Cristian Rodrigues, do VM da A∴R∴E∴L∴S∴ General Osório Nº 254 (GORGS – Tramandaí), Irmão Tiago Lima dos Santos e do V∴M∴ da A∴R∴L∴S∴ Acácia do Litoral Nº 474 (GORGS – Tramandaí), Irmão Augusto Cesar Kruger, além das suas respectivas comitivas.

Na Ordem do Dia o Irmão Rafael Piamolini fez um relato sobre a sua vida, desde a infância e adolescência no litoral gaúcho até a ida para Londres, onde exerce as atividades de músico e ator. Disse que foi iniciado na Maçonaria em 2015, tendo como padrinho David Attwood, diretor de cinema no Reino Unido, e foi instalado como V∴M∴ da Loja no ano passado, tendo como Vigilantes dois Irmãos veteranos da Segunda Guerra Mundial. Mencionou que também é membro da Cheasea Lodge 3098, loja fundada para membros da indústria musical, cinematográfica e de entretenimento da Inglaterra. Ainda agradeceu a hospitalidade com que foi recebido por todos os Irmãos e o quanto foi gratificante ter recepcionado na sede da GLUI no ano passado os Irmãos Renato e Renato Júnior, que são membros da Kurt Max Hauser.

O Resp∴ Irmão Thiago Rijo Dias da Costa fez uso da palavra para transmitir um fraternal abraço do Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, e agradecer a presença do Irmão Rafael Piamolini e o seu espírito de fraternidade em ter recebido Irmãos daquela oficina em sessão maçônica realizada em Londres, apresentando as dependências do Freemasons Hall, sede da GLUI. Encerrou entregando um mimo em nome da GLMERGS ao Irmão Rafael, como forma de materializar a gratidão pela cordialidade e amor fraternal demonstrado na Inglaterra e aqui no Rio Grande do Sul.

Os VV∴MM∴ Cristian, Tiago e Augusto também saudaram a presença e disponibilidade do Irmão Piamolini em compartilhar a sua experiência na Maçonaria inglesa e agradeceram o convite da Loja Kurt Max Hauser para a sessão.

Diversos Irmãos da oficina anfitriã manifestaram-se, culminando com o pronunciamento do V∴M∴ Contreras, que saudou a presença dos Irmãos visitantes e, especialmente, do Irmão Piamolini, que brindou a todos com um belo relato da sua história de vida pessoal e maçônica.