Grão-Mestre inaugura o X Seminário Acadêmico Fronteiras do Pensamento Maçônico
A Academia Maçônica de Letras Sul-Riograndense (Acadesul) realizou a 1ª etapa do X Seminário Acadêmico Fronteiras do Pensamento Maçônico (SAFPM), no dia 25 de junho, em evento virtual. O Confrade Presidente, Irmão Benno Becker Júnior, abriu a sessão e após a Invocação inicial pelo Confrade Orador, Irmão Pedro Gabril Kene da Silva, o Confrade Presidente passou a palavra ao Sereníssimo Grão-Mestre, Respeitabilíssimo Irmão João Batista de Carvalho Silveira, também Confrade da Acadesul, para abertura do X SAFPM.
O Grão-Mestre apresentou o Programa de Apoio aos Irmãos e familiares atingidos pela enchente. Salientou que o evento inundou o prédio da GLMERGS, chegando ao nível de 1,80 metro, impossibilitando o acesso pela Av. Praia de Belas e destruindo todo o andar térreo. O prédio só foi liberado dia 10 de junho, com entrada pela Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, número 455. Além dessas informações, o Grão-Mestre fez um relato sobre as ações da Grande Loja e das Lojas para auxiliar os Irmãos atingidos pela tragédia climática.
O Confrade Presidente Benno Becker ministrou a palestra “Sintomas reativos do ser humano ao estresse e alternativas de manejo”. Foram apresentados temas como ansiedade, agressividade, insônia, depressão e dores corporais diversas. Assinalou que a falta de terapias adequadas pode influir diretamente em doenças do sistema cardiovascular. Apresentou, ainda, técnicas cognitivas, comportamentais e somáticas, cujas práticas respondem em curto tempo, promovendo a saúde. Salientou que é possível por meio dessas técnicas conhecer mais a si mesmo e introduzir, através da meditação, vivências positivas (amor, gratidão, humildade, fraternidade). “Instiga a todos olharem mais para o seu interior.”
O Confrade Ailton Pinto de Trindade Branco falou sobre o tema “Sintomas Psiquiátricos em Eventos Estressantes”, citando fatos com participação pessoal. Fez referência a alterações mais prováveis em pacientes psicóticos e definição de uma psicose. Citou distúrbios neuróticos mais presentes em uma grande inundação e caracterização dos mesmos. Finalizando, provocou reflexões sobre a tese que apresenta o sofrimento como elemento de manutenção do sentido da vida, diante de calamidades e mecanismo de defesa contra a instalação do desespero.
O Confrade Presidente agradeceu ao Sereníssimo Grão-Mestre e Confrade da Acadesul, ao Grande Orador, Irmão José Onofre Saikovski da Cunha, ao palestrante, Confrade Ailton Pinto de Trindade Pinto, Confrades da Acadesul e Irmãos que assistiram ao evento. A 2ª etapa do X SAFPM será realizada no dia 16 de julho, às 19h30min, também de forma virtual.