Fundado o Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real da GLMERGS
Um evento histórico, composto de três cerimônias solenes simbolizou a fundação do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul.
As três cerimônias realizadas foram a Exaltação coletiva de 186 Irmãos, a Consagração de 6 Capítulos e a Consagração do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Arco Real da GLMERGS.
O evento aconteceu nas dependências do Ritter Hotel, em Porto Alegre, nos dias 29 e 30 de setembro, e colocou a Grande Loja entre as principais potências do Brasil que praticam a Ordem Inglesa do Sagrado Arco Real.
Os Capítulos Latino América, Sinergia II, Thelema, Zoroastro, todos de Porto Alegre, além do Hipólito José da Costa (Pelotas) e David Canabarro (Guaíba), patrocinados pelas Lojas homônimas, exaltaram Irmãos de todos os Ritos que passaram a integrar seus quadros de Companheiros.
O Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Santo Real Arco de Jerusalém do Estado de São Paulo esteve presente com seu quadro de Grandes Oficiais e celebrou as cerimônias, exaltando os Companheiros e consagrando os Capítulos e o Supremo Grande Capítulo.
O Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo e Primeiro Grande Principal do Supremo Grande Capítulo de São Paulo, Jorge Anysio Haddad, e o Pró Grande Primeiro Principal Francisco de Assis Javarini, conduziram os trabalhos. O Primeiro Grande Principal Adjunto, Joaquim Domingues Filho, o Segundo Grande Principal, Vlamir Camargo Barbeiro, e o Terceiro Grande Principal, José Antônio Pato Vila, acompanhados por outros Grandes Oficiais, ocuparam os cargos nesta passagem histórica para a Maçonaria gaúcha e brasileira. “Vocês já nasceram grandes”, declarou Javarini. Nas palavras do Grão-Mestre da GLESP, com a fundação do Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real, “a GLMERGS muda de patamar por atender integralmente o segundo Landmark, permitindo que os Mestres Maçons da Jurisdição completem sua jornada na Pura Maçonaria Antiga”.
O Sereníssimo Grão-Mestre, e agora o Sumo Sacerdote Primeiro Grande Principal do Arco Real do Estado do Rio Grande do Sul, Respeitabilíssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, expressou sua profunda gratidão aos Companheiros de São Paulo pelo generoso apoio e pelo trabalho realizado, além de todos os Irmãos da Jurisdição que contribuíram para esta realização. O Pró-Grande Primeiro Principal do Supremo Grande Capítulo da GLMERGS, Excelentíssimo Companheiro Alejandro Miguel Sánchez Rodríguez, destacou o pioneirismo de todos os Irmãos exaltados e das Lojas fundadoras, agradeceu o apoio incansável dos Oficiais da GLESP e a sensibilidade, a coragem e a determinação do Sereníssimo Grão-Mestre Tadeu Gomes Xavier, que foi fundamental na concretização do sonho de trazer a Ordem do Sagrado Arco Real para a Grande Loja.
A seguir a nominata dos Grandes Oficiais integrantes da administração fundadora do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real da GLMERGS:
- Primeiro Grande Principal – Tadeu Gomes Xavier
- Pró-Primeiro Grande Principal – Alejandro Miguel Sánchez Rodriguez
- 2º Grande Principal – Antonio da Silva Alves
- 3º Grande Principal – Roberto Matte
- Grande Escriba Esdras – Oscar Eduardo Patrón Guillermo
- Grande Escriba Esdras Adjunto – Arnaldo Lima Wagner
- Grande Escriba Neemías – José Carlos Barth
- Grande Tesoureiro – Silvio Adelar Martins Nievinski
- Grande Registrador – Jorge Luiz Martins
- Grande Diretor de Cerimônias – Júlio César Linck
- Grande Diretor de Cerimônias Adjunto – João Sabino Lahorgue da Cunha
- Grande Diretor de Cerimônias Assistente – Thiarles da Silva Almeida
- Grande Principal Forasteiro –Josué Valente
- Grande 1º Assistente do Grande Principal Forasteiro – Hilarion Freitas de Freitas
- Grande 2º Assistente do Grande Principal Forasteiro – Rubens Deon Rizzatto
- Grande Porta Estandarte – Valter Rubens Macedo Júnior
- Grande Guarda do Grande Capítulo – Sérgio Moraes Fortes
- Grande Guarda do Grande Capítulo Adjunto – Ademar Lembi
- Grande Organista – Sérgio Correia da Silveira
- Grande Inspetor – Rony Fernandes Pinto Júnior