Grande Loja Maçônica do Estado do RS

Ordem Demolay

Websites:

Grande Conselho Estadual do RS
Supremo Conselho da Ordem no Brasil
DeMolay Internacional


HISTÓRIA DA ORDEM
A Ordem DeMolay é uma organização (fraternidade) paramaçônica masculina de jovens e foi oficialmente fundada em 1919, na cidade de Kansas City, no Estado do Missouri, Estados Unidos da América, pelo Maçom Frank Sherman Land e teve o auxílio do Maçom e membro da Ordem da Estrela do Oriente, Frank Arthur Marshall, na criação dos Rituais da Ordem. Esta bela Ordem iniciática conta desde seu início com o imprescindível apoio e patrocínio da Maçonaria Americana, mais particularmente das Grandes Lojas.

SEUS OBJETIVOS
A Ordem DeMolay é uma escola de líderes e seu principal objetivo é o de reunir rapazes de 12 à 20 anos completos, para que através de trabalhos ritualísticos, estes jovens iniciados tenham a oportunidade de edificar seu caráter através do desenvolvimento espiritual e moral. Destacam-se ainda, os princípios da Ordem, ensinados através das Sete Virtudes Cardeais DeMolay, como rumo a este desenvolvimento pessoal, sendo elas, o Amor Filial, a Reverência pelas Coisas Sagradas, a Cortesia, o Companheirismo, a Fidelidade, a Pureza e o Patriotismo. O jovem Iniciado deverá também, acreditar num Ser Supremo, ser leal e companheiro, além de possuir o respeito pela bandeira de nosso País e ao que ela representa, respeito e carinho para com as mães, pais e Maçons, além de praticar o salutar exercício da filantropia.

A ORDEM DEMOLAY NO BRASIL
O Capítulo Rio de Janeiro foi o primeiro a ser instalado em nosso território em 1980, sendo este o Mater do Brasil. Desde 06/07/2004, no Brasil, a Ordem DeMolay no Brasil é gerida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa para o Brasil com sede em Brasília/DF, única entidade legalmente estabelecida em solo brasileiro, com o reconhecimento e a Carta Constitutiva expedida pela DeMolay International e que possui sua sede nos EUA. Aqui, no RS, foi criado o primeiro Grande Conselho Estadual do Brasil e este, vinculado ao SCODRFB, o que nos possibilita maior agilidade e certa independência em algumas questões relativas à Ordem. Atualmente, são vários os Estados que já possuem Capítulos da Ordem DeMolay e no Rio Grande do Sul há dezenove em funcionamento vinculados ao SCODRFB. E entre eles, na Região Metropolitana: os Capítulos Porto Alegre n. 46, Mariano Fedele n. 77 e Fênix II n. 465 em Porto Alegre; Sentinela das Virtudes n. 514 em Cachoeirinha; Guardiões do Vale dos Sinos n. 592 em São Leopoldo e o Pérola das Colônias n. 146 em Caxias do Sul; na Região Litoral: Capítulos Cavaleiros do Sol n. 630 em Osório; Escudeiros do Oriente n. 493 em Tramandai e Guardiões das Torres n. 457 em Torres; na Região Missões: os Capítulos 14 de Julho n. 580 em Santa Rosa; Ijuí n. 237 em Ijuí e Santo Ângelo n. 306 em Santo Ângelo; na Região Centro-Fronteira-Sul: os Capítulos Bagé n. 91 em Bagé, Santa Maria n. 196 em Santa Maria, Garimpeiros da Virtude n. 635 em Soledade. Pelotas n. 03 em Pelotas, Rio Grande n. 354 em Rio Grande, Uruguaiana n. 95 em Uruguaiana e Santana do Livramento n. 433 em Santana do Livramento.

COMO SE TORNAR UM MEMBRO DA ORDEM
Para fins de elegibilidade, está apto a ingressar na Ordem DeMolay somente o jovem que tenha feito 12 (doze) anos, que não tenha atingido a idade de 21 (vinte e um) anos e, que tenha sido recomendado por 2 (dois) membros da Ordem ou por Sênior DeMolay e/ou por um Maçom regular em sua Loja, desde que esta seja vinculada à Obediência Maçônica reconhecida, ou seja, GLMERGS, GORGS ou GOB/RS (CMSB, COMAB ou GOB). Para o título de membro da Ordem, será considerado com base no caráter e nas qualificações morais conforme prescrito nos Princípios Sagrados da Ordem DeMolay.

COMO ASSISTIR ÀS REUNIÕES
Só podem assistir as Reuniões Ritualísticas, os membros iniciados na Ordem DeMolay e Maçons ativos e regulares das seguintes Obediências: GLMERGS (CMSB), GORGS (COMAB) e GOB-RS (GOB).

Clique aqui para baixar o Folder do Departamento






inove4web