Grande Loja Maçônica do Estado do RS

Ordem Internacional das Filhas de Jó

HISTÓRIA DA ORDEM
A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma organização para-maçônica feminina de jovens e foi oficialmente fundada em 1920, pela Sra. ETHEL WEAD MICK membro da Ordem da Estrela do Oriente, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos da América. Esta bela Ordem iniciática, foi criada com o consentimento e apoio do Maçom J. B. Fradenburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, EUA e da Ordem da Estrela do Oriente através de seus dirigentes Sra. Anna J. Davis, Grande Matriarca e do Maçom James E. Bedner, Grande Patriarca.

SEU OBJETIVO
O principal objetivo da Ordem é reunir moças de 10 anos completos a 20 anos incompletos e com parentesco maçônico para a construção do seu caráter através do desenvolvimento espiritual e moral. Destacam-se ainda, os ensinamentos voltados à reverência a Deus e às sagradas Escrituras, lealdade e respeito com a bandeira de nosso País e ao que ela representa, respeito e amor para com as mães, pais e Maçons, além do salutar exercício da filantropia.

A ORDEM NO BRASIL
O primeiro Bethel instalado em nosso País foi em 1993 no Rio de Janeiro, o Bethel 01, Mater do Brasil. Atualmente, a Ordem Internacional das Filhas de Jó está presente em quase todos os Estados brasileiros, onde destaca-se Minas Gerais com mais de 40 Bethéis criados.

A ORDEM EM NOSSO ESTADO
O nosso Estado atualmente possui sete Bethéis e estes são: o Bethel 01 ATENA em Porto Alegre que foi o primeiro a ser instalado e Mater da Região Sul do Brasil, o Bethel 02 VESTA em Caxias do Sul, o Bethel 03 ARTEMIS em Pelotas, o Bethel 04 TEMIS em Santa Maria, o Bethel 05 LIRIOS DO CAMPO em Cruz Alta, o Bethel 06 ISIS em Santana do Livramento e por fim, o Bethel 07 AURORA em Novo Hamburgo.
“Em toda terra não se encontraram mulheres tão formosas como as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos” Livro de Jó 42:15

O LIVRO DE JÓ
O livro de Jó é de grandiosa significação para a humanidade. Sua importância não se encontra somente no rico tesouro de sua poesia e na descrição de emoções e sentimentos, mas também em seu conteúdo instrutivo, construtivo e educacional.

O livro de Jó é uma autêntica composição literária maçônica: o caráter de Jó é dominado pela inocência, piedade, modéstia, retidão, honestidade e compaixão pelos órfãos e viúvas. Essas virtudes são princípios fundamentais da Maçonaria. O livro de Jó traz muita luz e compreensão para o nível social e intelectual daquela época e seus princípios, continuam sempre atuais e necessários em qualquer sociedade.

COMO SE TORNAR UMA FILHA DE JÓ
Estão aptas a tornarem-se Filhas de Jó, moças de 10 (dez) anos completos a 20 (vinte) anos incompletos e que possuam a elegibilidade exigida. Isso significa ter vínculo com um Maçom regular ou com a esposa/viúva deste, sendo tal vínculo: filha, filha adotiva, enteada, neta, enteada-neta, irmã, meia-irmã, irmã-enteada (irmã de um maçom enteado de sua mãe), cunhada, sobrinha, sobrinha-neta ou prima em primeiro e segundo graus; ou ainda, ser filha enteada, neta ou enteada-neta de um Membro de Maioridade da OIFJ.

Clique aqui para baixar o Folder do Departamento






inove4web