Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
12 de agosto de 2014

Ordem DeMolay Gaúcha se faz presente no CNOD

Passados dez dias do Congresso Nacional da Ordem DeMolay, a Ordem DeMolay Gaúcha já percebe as coisas positivas que foram decididas no Maior evento da Ordem DeMolay no Mundo. A comitiva do Rio Grande do Sul foi formada por 25 integrantes, liderados pelo Grande Mestre, Claudionor Ribeiro de Ribeiro, e pelo Mestre Conselheiro Estadual, Rafael Ávila.

O evento ocorreu nos dias 1, 2 e 3 de agosto na cidade de Fortaleza (CE) e contou com a participação de 930 congressistas de todos os Estados Brasileiros. Nele diversas decisões foram tomadas, as quais se destacam: aprovação do novo Estatuto Social do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (o qual já está em vigor), instalação do novo Gabinete Nacional da Ordem DeMolay Brasileira, lançamento da nova plataforma do DeMolay Shop e do portal do SCODRFB, Sessão Anual com aprovação de contas da gestão do Supremo Conselho e votação de honrarias (Cruz de Honra e Legião de Honra) e a inédita instalação do primeiro brasileiro a fazer parte do Board os Directors do DeMolay International, tio Luiz Kieling.

Além dessas atividades, a troca de experiências e integração entre os jovens de todo o país foi a grande marca do evento, o qual ainda contou com palestras, torneio de ritualística, reuniões de Grande Oficiais das pastas dos Grandes Conselhos Estaduais e apresentações teatrais e humorísticas, bem como a despedida dos Mestres Conselheiros Nacionais, Osvaldo Leite e Douglas Rui Aguiar, que foram substituídos por Lucas Albuquerque e Pedro Daher.

"Foi uma experiência singular ter representado o Rio Grande do Sul nesse evento. Entrar em um salão com mais de mil pessoas na abertura de um CNOD - carregando a bandeira de nosso Estado - enquanto Mestre Conselheiro Estadual foi uma grande honra. Ver um bom número de membros de nosso estado representando seus Capítulos também foi gratificante, estamos caminhando juntos!" cita Rafael Ávila.

Primeiro Colar Dourado do Brasil é gaúcho!

Durante o encerramento do evento, o atual Grande Mestre Internacional, Derek Sprague, procedeu com a instalação do primeiro membro da Ordem DeMolay Brasileira a pertencer ao Board of Directors (conselho de diretores) da Ordem DeMolay Mundial. Foi conduzido a essa honrosa função o Maçom Luiz Kieling, Ex-Grande Mestre do Estado do Mato Grosso do Sul e gaúcho por nascimento.

Luiz Kieling declarou que "agora tenho a missão de representar o Brasil e seus interesses na administração internacional da Ordem DeMolay" e foi festejado por todos os presentes. O Brasil ainda conta com mais cinco membros no DeMolay International, os quais quatro vestem o Colar Branco (membros honorários) e um veste o Colar Prateado (membro deputado).

"É uma alegria imensa ver nosso irmão e amigo particular, tio Kieling, sendo investido nessa função tão importante na Ordem DeMolay Mundial. Certamente será nosso representante e irá lutar com muita humildade e energia pelos interesses do Brasil. Foi mais um elemento que fez deste CNOD um evento excelente" conta Claudionor Ribeiro de Ribeiro.