Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
27 de abril de 2017

Fundação Maçônica assina termo de colaboração com o Projeto Centros de Juventude

Com o objetivo de contribuir para a redução dos índices de violência, o governo do Estado lançou cinco Centros de Juventude nos municípios de Porto Alegre (bairros Restinga, Cruzeiro do Sul e Rubem Berta), Alvorada (bairro Umbu) e Viamão (bairro Santa Cecília). O funcionamento dos Centros se dá por meio de parceria entre o governo do Estado e Organizações Não Governamentais (ONGs) e o termo de colaboração foi assinado nesta quarta-feira, 26 de abril, no Palácio Piratini.
Serão seis Centros de Juventude no Rio Grande do Sul. Um deles já está em funcionamento desde março deste ano, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, em parceria com o Instituto São Francisco de Assis. Os Centros fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que este ano vai repassar R$ 10 milhões para a inclusão direta de 3.600 jovens ainda em 2017.
O projeto pretende atingir 59 mil jovens de ambos os sexos, direta e indiretamente, com idade entre 15 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social. O programa, que tem por objetivo prevenir a atividade delitiva e melhorar suas oportunidades de integração social, é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, com a participação da Secretaria de Segurança Pública. O governador José Ivo Sartori disse que este "é um momento de celebração de um trabalho que adotamos desde o primeiro dia da gestão. Um projeto de futuro, voltado para a prevenção e a consolidação da cultura da não violência, da paz, da convivência, da solidariedade e do voluntariado".
O prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, repassou para o Estado o terreno no bairro Jardim Salomé, onde será construído o prédio do Centro de Juventude, e assinou o termo de cessão de uso do Centro de Capacitação Profissionalizante Milton Santos, onde será implantado o Centro de Juventude até a conclusão da obra em prédio próprio.
A Secretária Maria Helena Sartori disse que este é mais um passo para garantir oportunidades aos jovens. "Se cuidarmos das nossas crianças e dos nossos jovens hoje, certamente teremos cidadãos e uma sociedade melhor no futuro."
Entre as entidades parceiras do projeto Centros de Juventude está a FME - Fundação Maçônica Educacional, que colaborará com o Centro Rubem Berta, coma atuação no bairro e arredores. A FME esteve representada na cerimônia desta quarta-feira pelo seu presidente José Nivaldo Brissuella Brum.