Ben.Aug.Resp.Loja.Simb.Rosa dos Ventos Nº76 relata os seus 36 anos
No mês de Agosto foi realizado um jantar festivo no Oriente de Osório, localizado no Litoral Norte Gaúcho, O mês que passou marcou os 36 anos da Ben,Aug.Resp.Loja.Simb.Rosa dos Ventos Nº76. Estiveram presentes no evento pela Grande Loja Macônica do Estado do Rio Grande do Sul, o Respeitabilíssimo Irmão Paulo Roberto Pithan Flores, Sereníssimo Grão-Mestre e o Respeitabilíssimo Irmão Norton Valladão Panizzi, Eminente Grão-Mestre Adjunto. (Abaixo um relato dos 36 anos da fundação da Loja)
História dos 36 anos
Nesse momento em que comemoramos o Dia do Maçom, (20 de agosto) e os 36 anos de fundação da BEN.:AUG.:RESP.:LOJA SIMB.:ROSA DOS VENTOS N°. 76, é uma data especial, onde cada um ao seu tempo, marcou a história nestes 36 anos (15.09.1979 - 2015).
Além do processo de fundação, alguns fatos tiveram grande relevância. Repassando o olhar na sua história, podemos dizer que a construção da atual sede nos causou grande impacto.
Colocar a Loja Rosa dos Ventos n°. 76 no contexto da Maçonaria do Litoral Norte, e da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, foi um trabalho incansável e ininterrupto de suas administrações.
Em meados do ano de 1979, começaram a se reunir em suas residências na cidade de Osório, diversos irmãos que pertenciam a várias Lojas.
Após alguns encontros tomaram a decisão de fundarem uma Loja Simbólica.
O documento que legitimou esta fundação é o decreto n°. 1218 de 15 de setembro de 1979, assinado pelo irmão Kurt Max Hauser, Sereníssimo Grão Mestre da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo às vezes de Carta Constitutiva Provisória, assim nasceu a Loja Simbólica Rosa dos Ventos n°. 76.
Não possuindo Templo, os irmãos trabalharavam no Templo da Aug.:Resp.: Loja Simb.: Cidade de Tramandai n°. 66, durante o período de um ano.
O irmão Darcy Assis, que era Superintendente da Albatroz Escola de Iniciação Profissional - AEIPA, cedeu uma parte de suas instalações para que fosse adaptada para o Templo da Loja, que foi sagrado em 1980.
Em 1992, a Loja recebeu da Prefeitura Municipal de Osório, uma área de terras, onde hoje se encontra a sua sede.
Este ato foi liderado pelo irmão Ciro Carlos Emerim Simoni, então prefeito municipal.
A construção da atual sede foi realizada tijolo a tijolo, com a participação de todos os irmãos do quadro, que com muito empenho e sacrifício construíram este belo Templo material da Rosa dos Ventos.
A responsabilidade de nossa Loja aumenta no contexto da Sociedade de Osório e do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul.
Este comprometimento retira de nós, maçons da Rosa dos Ventos a prerrogativa de simples participantes da sociedade porque acreditamos e professamos que somos responsáveis pelo que fazemos, mas essencialmente pelo que deixamos de fazer.
Somos uma família universal e os temas que angustiam os povos e a humanidade, e de forma especial, a sociedade em que vivemos, são de competência de instituições como a Maçonaria e da alçada de homens especiais, como os maçons, comprometidos com a paz, com a concórdia, com a harmonia e com a felicidade das pessoas.
Isto explica porque sempre encontramos irmãos da Rosa dos Ventos envolvidos e comprometidos nas suas diversas atividades, com a verdade e bem comum.
É preciso olhar para o futuro, conscientes de que somos formadores de opinião.
Não pequemos pela omissão.
Amar a nossa descendência implica necessariamente, legar as gerações futuras uma sociedade mais justa e fraterna, onde a solidariedade humana nos encaminhe para uma vida melhor e mais feliz.
VENERÁVEIS MESTRES
1979-80 = Vicente Valdir Gomes de Menezes
1980-81 = Vicente Valdir Gomes de Menezes
1981-82 = José Elias Bertuzzi
1982-83 = Airton Jesus de Andrade Figueiredo
1983-84 = Jaci Manoel de Medeiros
1984-85 = Edson da Silva Santos
1985-86 = Suerci José Batista Reis
1986-87 = Sebastião Fich da Rosa
1987-88 = Ciro Carlos Emerim Simoni
1988-89 = Antonio Carlos de Castro Pereira
1989-90 = Antonio Carlos de Castro Pereira
1990-91 = Vicente Valdir Gomes de Menezes
1991-92 = Jaci Manoel de Medeiros
1992-93 = Eraldo Nunes Marques
1993 = Eraldo Nunes Marques
1994 = Eraldo Nunes Marques
1995 = Dirlei Matos de Souza
1996 = Arli Silveira de Borba
1997 = Airton Jesus de Andrade Figueiredo
1998 = João Carlos Begnis
1999 = Paulo Cesar Souza
2000 = José Ubirajara Medina Machado
2001 = Eraldo Nunes Marques
2002 = Airton Jesus de Andrade Figueiredo
2003 = José Floriano Crosseti
2004 = Osvaldo Lautert Pellegrini
2005 = Paulo Valmor Giacomelli
2006 = Ademir Nunes Isoppo
2007 = Paulo Roberto Mansan
2008 = Nestor Pires dos Santos
2009 = José Dirnei de Souza
2010 = Maxsandro Sessim da Silva
2011 = Laboriou Silveira Dávila
2012 = Solano dos Santos Reis
2013 = Nézio Gimar Dias Marçal
2014 = Jorge Antônio Cardoso Ramos
2015 = José Carlos Trevisan
.