Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul

DTG - Mala de Garupa

Blog: http:\\wwwdtgmaladegarupa.blogspot.com


ONTEM
O DTG MALA de Garupa da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, nasceu das idéias de homens que amam a arte e a cultura gaúcha. Este movimento, já entabulava há algum tempo, tratativas para a criação de um piquete, CTG ou uma agremiação que congregasse os maçons ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, que como sabemos tem a sua historia ligada a historia de nosso Estado e a própria história da Maçonaria Gaúcha, através de laços bem estreitos.

Através de um Ato Administrativo a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul instituiu no dia 08 de julho de 2004, o Departamento de Tradições Gaúchas no interesse de preservar e divulgar as tradições de nosso Estado junto aos I r m ã o s d e n o s s a J u r i s d i ç ã o .

O significado MALA é abreviatura de Maçons Antigos Livres e Aceitos, expressão usada nos primórdios de nossa constituição. Já no meio tradicionalista a expressão “MALA DE GARUPA” é usada para qualificar um artefato de couro ou de tecido, usado na lida campeira e como tudo que o gaúcho usa é funcional, a mala de garupa leva o necessário para o seu uso e de outros.

HOJE
ATIVIDADES DO D.T.G. EM EVENTOS DO MOVIMENTO TRADICIONALISTAGAÚCHO (M.T.G.).

O DTG MALA de Garupa da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, desde sua fundação tem participado em eventos tais como Acampamento Farroupilha, Cavalgadas, Festivais de Poesias (Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula), entre outros.

Hoje, no Rio Grande do Sul a Chama Crioula tem parada obrigatória junto a Maçonaria Rio Grandense, através da Grande Loja Maçônica. Onde Irmãos da Maçonaria unida fazem a sua Guarda. Isto já faz parte da tradição do Estado do Rio Grande do Sul.

Nosso Departamento de Tradições participa ativamente junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho – M.T.G., onde mantem filiação através da 1ª Região Tradicionalista – 1ª R.T.

AMANHÃ
Pela relação estreita da história do Rio Grande do Sul com a Maçonaria., através de nossos Irmãos que participaram da Revolução Farroupilha e da importância que aqueles representam para os nossos dias atuais.

Com base na importância dada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho ao Galpão do DTG Mala de Garupa nos Acampamentos da Semana
Farroupilha, e o prestigio adquirido pelas ações já desenvolvidas.

Em função da grande participação dos Irmãos e familiares na pavimentação deste caminho que estamos construindo junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, firmando ideais e também buscando mais e mais informações sobre nossas raízes como Homens Livres e de Bons Costumes.

Considerando que um dos objetivos do departamento é aprofundar estudos e pesquisas sobre a participação dos maçons na historia do Rio Grande, podendo assim constituir um arquivo organizado dos feitos de nossos tradicionalistas,foram traçados objetivos e estratégias para este ano, que são:

a) Os objetivos devem ser desafiantes, porém viáveis;
b) Os objetivos têm de ter prazo definido;
c) Os objetivos devem ser mensuráveis;
d) E devem também ser coerente entre si;
e) Participar das atividades agendadas pelo MTG em 2010;
f) Assessorar as oficinas até 2010, nomeando Posteiros Culturais, disponibilizando palestras, promovendo Cavalgadas, organizando visitas a pontos históricos da Revolução Farroupilha e apoiando as Oficinas na Semana Farroupilha;
g) Estruturar conteúdo histórico do Departamento até 2010, com campanhas de busca a informações históricas, criar o Museu Farroupilha;
h) Incentivar a Família Maçônica a participarem dos eventos promovidos pelo MTG representando o Departamento;
i) Com terreno já conseguido através do esforço dos Maçons e projeto já elaborado. Conseguir seu objetivo principal que é a construção de nosso Galpão junto ao Parque Estadual de Esteio – EXPOINTER.

Folder parte 1

Folder parte 2

Folder parte 3

Folder parte 4






inove4web