Grande Loja Maçônica
do Estado do Rio Grande do Sul
31 de maio de 2015

Vigésimo sétimo Capítulo DeMolay do RS é fundado em Canguçu

O dia 30 de maio de 2015 é mais uma data que ficará marcada na história da Ordem DeMolay Gaúcha. Nesse dia, integrantes dos capítulos Pelotas, Rio Grande e Cavaleiros Farroupilhas, autoridades regionais da região Sul, Alexander Carvalho, Mestre Conselheiro Regional, e Nilton Andrade, Oficial Executivo, bem como o Grande Mestre Estadual, Claudionor Ribeiro de Ribeiro, e o Mestre Conselheiro Estadual, Pedro Henrique Hablich, estiveram reunidos com a Maçonaria de Canguçu, através da Loja Maçônica José Bonifácio nº 55 (GLMERGS) para uma apresentação pública da Ordem DeMolay e posterior fundação do mais novo Capítulo do Rio Grande do Sul.
 

A cerimônia foi prestigiada por cerca de 50 pessoas, sendo um momento muito elogiado por todos os presentes. O Venerável Mestre da Loja José Bonifácio, João Carlos Pires Aires, acompanhado dos Maçons Charles Luis Rosa da Silveira, Edison Duarte Coelho, Sergio Simplício Mamede Fagundes e Jerson Luis Porto da Cunha, reuniu-se com o Grande Mestre Estadual, Claudionor Ribeiro, e com o Oficial Executivo da região Sul, Nilton Andrade, a fim de definir os últimos detalhes e preencher os documentos para a fundação do Capítulo DeMolay da cidade de Canguçu, o qual se chamará "Guardiões dos Tapes". O primeiro Conselho Consultivo do Capítulo será formado por Charles Luis Rosa da Silveira (Presidente do Conselho), Edison Duarte Coelho, Sergio Simplício Mamede Fagundes e Jerson Luis Porto da Cunha.

Claudionor Ribeiro disse que "um passo importantíssimo foi dado hoje. Em agosto, a instalação do Capítulo Guardiões dos Tapes será um marco para a Ordem DeMolay Gaúcha. A homenagem dos obreiros da nossa querida Loja José Bonifácio, ao se colocar como futura patrocinadora de um Capítulo DeMolay, ao nosso Irmão e Amigo Gilberto Moreira Mussi, Ex-Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul - no ano de seu aniversário de 50 anos de maçonaria - e a dedicação e vontade percebida em todos é comovente e animadora".

Já Pedro Hablich comentou que "a cerimônia foi brilhantemente conduzida pelo nosso Mestre Conselheiro Regional, Alexander Carvalho, e mostrou um pouco do que a Ordem DeMolay pode fazer pela juventude de Canguçu. De nossa parte, fica a certeza de que, em agosto, retornaremos para instalar nossa mais nova célula!".